Menu

Minha Conta

Seu filho é um gênio? Veja como reconhecer esse incrível dom e como lidar com ele

Criatividade, dúvidas persistentes ás vezes complexas e motivação para fazer coisas que parecem impossíveis para sua idade são as principais características de uma criança chamada de gênio.

Um coração de brinquedo que imita quatro tipos diferentes de batimentos cardíacos: de um bebê, de um adolescente, de um adulto e de um idoso parece coisa que só um gênio pode fabricar mas acreditem é possível ser fabricado por uma criança. Este foi um dos trabalhos expostos na 2ª Mostra de Atividades do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades e Superdotação (Naah/s) da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), que terminou na terça-feira.

— Além de montar o robô, tive que trabalhar com programação de computador. Mas não foi tão difícil porque gosto de programação e já fiu chamado várias vezes de gênio, rs — contou Anderson L. Silva, 14 anos, autor do projeto.

A coordenadora do Naah/s, Marcia Rosélia Alves Panchiniak, explica que uma pessoa tem altas habilidades ou superdotação, basicamente, apresenta três características: habilidade acima da média; criatividade e motivação para fazer as coisas.

Na mostra, dava para ver isso: foram expostos textos de literatura, robótica educacional, jogos de desafio, dobraduras e artes plásticas, além de uma releitura do Projeto Cow Parade, chamada de Cal na Parede.

— Eles têm raciocínio rápido e são muito inteligentes. Às vezes, se tornam um problema nas escolas porque sabem muito, são muito criativos(por isso chamados de gênios). Se estimulados de forma correta serão muito importantes para a sociedade. São pequenos gênios — avaliou a presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Rose Bartucheski.

O Naah/s atende a 38 estudantes na Grande Florianópolis com oficinas permanentes de literatura e produção textual; múltiplas linguagens artísticas; e robótica educacional.

Mas o número é muito maior. A estimativa é de que seja entre 3,5% a 5% dos alunos da educação básica. E o atendimento é realizado só em Florianópolis. Mesmo assim é importante identificar estas características.

— Se um pai achar que seu filho se encaixa neste perfil pode entrar em contato com a fundação. Nós conversamos com ele, pedimos um relatório para a escola e fizemos uma avaliação. Se tiver altas habilidades, buscamos um espaço para ele desenvolvê-las ou orientamos professores e famílias — afirmou Rose.

Um dos trabalhos mostrou algumas personalidades com altas habilidades ou superdotação. É de ter inveja: Albert Einstein, Gran Bell, Nicolau Copérnico, Sigmund Freud, Thomas Edison, Carlos Drummond de Andrade, Ayrton Senna e até Franklin Cascaes.

Como reconhecer as altas habilidades de uma criança que pode ser um futuro gênio

 1- Desenvolvimento físico precoce: sentar, engatinhar e caminhar antes do normal.

2- Linguagem adquirida mais cedo, progredindo rapidamente para sentenças complexas, apresentando abundante vocabulário e estoque de conhecimento verbal.

3- Curiosidade intelectual, com elaboração de perguntas profundas e persistência até alcançar a informação desejada.

4- Aprendizagem rápida, com instrução mínima (pouca ajuda ou estímulo de adulto).

5- Alta persistência e concentração, quando estão interessados.

6- Alto nível de energia, que pode levar a hiperatividade, quando são insuficientemente estimuladas (às vezes necessitam de menos horas de sono do que o normal para a idade).

7- Interesses quase obsessivos em áreas específicas, a ponto de se tornarem especialistas nesses domínios.

Se seu filho apresenta sinais de superdotação, não se preocupe, trate o como um filho, dê a ele muita atenção, tire TODAS suas dúvidas (eles sempre vão ter, e muitas) e o mais importante, nunca o desestimule, pois isso pode o tornar uma criança frustrada e com problemas de auto estima.


Os mais lidos

Filho o Bem Mais Precioso

Filhos são dádivas de Deus, estrelas que vivem entre nós, anjos que deverão nos acompanhar sempre, e nós temos que sempre estar presentes em suas vidas pois a vida é muito curta para não ser assim.

Leia mais

Inverno 2016 Lilica e Tigor

A Sonhomeukids apresenta Inverno 2016 Lilica e Tigor

Leia mais

Novidades Outono 2016 Lilica e Tigor

Novidades de outono Lilica e Tigor que nós nos orgulhamos de levar a você cliente amigo, confiram!!!

Leia mais

Quando Você Pensar em Desistir… Apenas Continue Tentando

Estratégias para você continuar tentando quando sua vontade é de jogar tudo pro alto

Leia mais
©2016 SONHO MEU KIDS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Av. Carlos Mori Barros, 160 - Ventania - Cruzília/MG | CNPJ 14.390.093 0001-12
Polaroide Criativo